Plano de manutenção preventiva

Como elaborar um plano de manutenção preventiva industrial de equipamentos


                    

A criação de um plano de manutenção preventiva, geralmente não é difícil de fazer. Mas a criação de um programa de manutenção abrangente que é eficaz coloca alguns desafios interessantes. Seria difícil para apreciar as sutilezas do que faz um plano de manutenção eficaz, sem a compreensão de como o plano faz parte do ambiente de manutenção total.

É importante entender a diferença entre um plano de manutenção normal e um bom programa de manutenção eficaz.

Profissionais de manutenção em toda a indústria usam termos de manutenção que podem significar coisas diferentes. Então, para nivelar o campo, é necessário explicar o modo pelo qual alguns destes termos têm sido utilizados para assegurar um entendimento comum por todos. Deve-se enfatizar, no entanto, que esta é a interpretação preferida do autor desses termos, e não deve necessariamente ser tomado como verdade absoluta.

No jargão esportivo, a política de manutenção define as "regras do jogo", enquanto que a estratégia de manutenção define o "plano de jogo" para esse jogo ou temporada.

É uma boa prática para realizar alguma forma de análise para identificar as tarefas de manutenção adequada para cuidar de seu equipamento. A análise vai resultar em uma lista de tarefas que precisam ser classificadas e agrupadas em pedaços sensatos, que cada forma o conteúdo de um checklist. Às vezes pode ser necessário fazer alguma suavização e racionalização destes grupos de tarefas de modo iterativo.

-------------------------------------------------------------------------------

Sugestões de leitura relacionadas a manutenção preventiva:

Manutenção preventiva em equipamentos elétricos

Manutenção preventiva

Manutenção Preventiva e Manutenção Preditiva

Programa de manutenção preventiva

O passo seguinte é a mais óbvia para agendar as ordens de trabalho gerados pelo sistema em um plano de trabalho para as equipes de oficina.

Menos comum, porém, é usar esses dados para criar um checklist plano de longo prazo dos trabalhos de manutenção previstos. Este plano serve para dois propósitos:

O cronograma de trabalhos planejados é emitido para a oficina e o trabalho é concluído. Os comentários destas ordens de serviço, juntamente com os detalhes das eventuais falhas de equipamentos, é capturado no CMMS para finalidades de relato histórico.

A resposta lógica para esse feedback do chão de fábrica é que o conteúdo das listas de verificação deve ser refinada para melhorar a qualidade da manutenção preventiva, especialmente para prevenir a recorrência de falhas.

Um erro comum no entanto, é ir direto a partir do feedback para ordens de serviço e imediatamente mudar as palavras sobre as listas de verificação. Quando isso acontece, a integridade do programa de manutenção preventiva é imediatamente comprometida porque as palavras revistas no checklist não têm base científica defensável. Isso deve ser evitado sempre que possível.

A abordagem muito melhor para evitar este jogo de adivinhação é rotear todas as alterações no checklist através da análise mesmo que foi usado originalmente para criar as listas de verificação inicial. Isto significa que a integridade do plano de manutenção é sustentado no longo prazo. Implícita nesta abordagem, porém, é a necessidade de ter um sistema robusto em que o conteúdo da análise podem ser capturados e atualizado facilmente.

Finalmente, toda a informação que é capturado no CMMS deve ser posto ao uso bom senão é uma perda de tempo. Este é o valor de relatórios gerenciais que podem ser criados a partir de informações de manutenção.

Leia também:

Manutenção Preventiva

Manutenção preventiva de transformadores

Manutenção preventiva industrial

Vantagens da manutenção preventiva

Manutenção preventiva de elevadores

Manutenção preventiva de empilhadeiras

Contrato de manutenção preventiva

Manutenção preventiva veicular

Manutenção preventiva sistemática

Software de manutenção preventiva

Manutenção preventiva elétrica


Página inicial   -    Fale conosco

todos os campos são obrigatórios